domingo, 31 de maio de 2015

Arte e Conceito - Novos Rumos da Tatuagem



Qual o rumo da tatuagem contemporânea? Que caminhos essa arte deve apontar nas próximas décadas? A resposta pode ser encontrada nas mão de jovens artístas que buscam expandir os limites da arte corporal, criando uma forma nova de decorar os corpos aplicando um  conceito filosófico e um apelos estético novo, inspirados na pintura, nas artes gráficas e toda sorte de elementos da cultura de massas.

No final do Século XX a tatuagem parecia fadada a repetir velhas fórmulas e poucas novidades apareciam. O New School já estava ficando velho, e os revolucionários trabalhos Bio Orgânicos do Guy Aichtsonee  sua " reinvenção da tatuagem" não eram mais nenhuma novidade. Foi nesse cenário dominado pelos Set Flash que alguns novos artistas, vindos de outras formações começaram a experimentar novas maneiras de tatuar.

Um dos pioneiros lá pelo começo da década de 2000 foi o artista franco chinês Leon Lan-Hien. Formado em Desenho Industrial, Leon começou a experimentar outras técnicas  e ficou conhecido por suas tatuagens rabiscadas que logo ganharam o nome de Scracth Tattoo. Vi pela primeira vez o trabalhos dele através do BME ZINE por volta 2004 e confesso que fiquei bem impressionado com seus trabalhos de aspecto sujo bem diferente de tudo que já tinha visto.

Os trabalhos de Leon inspiraram vários novos artistas um exemplo é  Little Swastik, um jovem tatuador da Alemanhas que levou aos limites máximos o Scratch Tattoo. Algumas de suas tatuagens só podem ser vistas quando quatro ou cinco tatuados se juntam formando o desenho. Além de tatuador Little Swastika, ou Marc, é um dos nomes importantes quando se fala em Body Modification.

Misturando artes gráficas e tatuagem o francês  Xoil tem um estilo marcante. Suas Collage Tattoos são construídas inicialmente em editores de imagens como Photoshop e são uma mistura de fotografias em alto contraste tipicas dos fotolitos da industria gráfica, tipografias e sobreposição de camadas.

Um outro  estilo que ultimamente tem chamado bastante atenção é o Trash Polska.  Fruto da inquietação artística dos tatuadores Volko Merschky e Simone Pfaff do Buena Vista Tattoo Club que passaram a misturar em suas tattoos realismo, arte gráfica e scratchs e tem como característica marcante o uso apenas de preto e vermelho.

Quando se fala em cores o primeiro nome que vêm a mente dessa nova geração é a artista americana Amanda Wachob. Graduada em artes pelo Purchase College de Nova Yorque, Amanda buscou inspiração na arte de Hans Hofmanne Jackson Pollock e suas tatuagens pinceladas, que receberam o nome de Painting Tattoos vieram posteriormente inspirar o surgimento do estilo Aquarela, que tem como expoentes os artistas Niko Inko, Sasha Unisex e Ondrash.

O  Dot Work, conhecido por aqui como pontilhismo é um outro estilo contemporâneo. Inspirado na arte gráfica do Sec. XIX ele ganhou nova dimensão com o uso e abuso de geometrismo e padrões gráficos em trabalhos de grande porte. Nomes como Thama Lee e Marco Gaudo são os principais expoentes dessa categoria.


O que esperar da tatuagem nos próximos anos? É bem certo que estilos tradicionais vão continuar sendo tatuados e tendo seu espaço garantido nos estúdios, entretanto cada vez mais o publico se torna receptivo para estilos mais novos como Polkas, Scratch e Aquarelas. Um termômetro disso são as convenções que aos poucos abrem espaços para essas categorias em suas competições.


E ai? O que você acha de carregar uma obra de arte pós moderna e exclusiva em sua pele? 



Tattoo Soul e o processo criativo dos mestres da Trash Polska.





O trabalho de Leon Lan-Hiem é marcado pelos rabiscos característicos do estilo Scratch.



Uma das composições com mais de uma tela do Little Swastika.



Collages Digital por Xoil Needles


Marco Gaudo um principais nomes do DotWork.


Amanda Warchob busca inspiração na arte abstrata para construir suas tattoos.


Aquarelas multicoloridas uma marca do trabalho da Sacha Unisex.


Sóstenes Carneiro Lopes
Jornalista de formação, é tatuador no
 estúdio Mahadeva Custom Tattoo e 
Professor de Linguagem Visual na 
graduação em Arte e Midia /UFCG

Um comentário:

  1. Sou suspeita em fazer comentários, pois sou super fã do Mahadeva Custom Tattoo, bem como do grande Profissional Sóstenes Lopes.

    ResponderExcluir