domingo, 17 de maio de 2015

A VELHA ESCOLA DA TATUAGEM



“Se você não tem culhões para ter uma tattoo, não faça uma.
 Mas não fique criando desculpas para si mesmo ao falar mal de quem tem“

(Sailor Jerry)


O Old School tem sua origem no final do Sec. XIX junto com a tatuagem elétrica criada por Thomas Edson e aperfeiçoada pelo tatuador Samuel O'Reilly, um irlandês que trabalhou por vários anos na região de Nova Iorque.

Com a morte de O´Reilly, seu aprendiz Chales Wagner continuou seu legado tatuando por quase 50 anos, definindo as bases do que veria a ser o estilo da Velha Escola. Wagner ficou famoso principalmente pelas tatuagens das damas do Circo como Irene Woodward, Mildred Hull e Lotta Pictoria e também por ter patenteado a primeira máquina de tatuagem com bobinas em linhas, que terminaria por dar origem as máquinas modernas.

Os primeiros estúdios de tatuagem eram localizados na zona portuárias e distritos da luz vermelha e seus clientes em geral eram freaks que se apresentavam em circos, marinheiros civis ou militares, e toda sorte de outsiders que marcavam seus corpos com desenhos de flores, andorinhas, ancoras, águias, bandeiras americanas e mulheres nuas.

Devido as limitações da técnica na época os traços eram grossos (Bold Lines), a paletas de cores reduzidas ao Preto, Vermelho, Azul, Verde e Amarelo e as sombras duras chamadas de Spit Shade , ou sombra do cuspe, devido aos tatuadores usarem o próprio cuspe para diluir a tinta em seus desenhos de papel chamados  Set Flashs. Foram essas limitações que deram as caracteristicas particulares do estilo.

Nomes como George Burchett, Cap Coleman, Amund Dietzel, Doc Fobes, Bob Shaw, Percy Water, Don Ed Hardy e tantos outros foram cruciais para a definição do estilo, produzindo ao longo de suas carreiras muitos desenhos que terminaram por fazer parte do universo pictórico do Old. Mas dois nomes são os mais lembrados quando se fala no estilo da velha escola, o Bert Grimm e o Norm Collins.

Um contador de casos, Bert Grimm começou sua carreira de tatuador aos 16 anos, viajando com o circo do Buffalo Bill. Foi um dos primeiros artistas a instalar seu estúdio o Bert Grimm´s World Famous Tattoo em Long Beach Nuk-Pike, um dos principais points da tatuagem americana nos velhos tempos. Seus famosos desenhos patriotas e  temas navais foram imortalizados pela mídia nas fotografias de artistas da tatuagem como Bob Shaw e Lyle Turtle e seus corpos cheios de arte de Bert.

Norm Collin, mais conhecido como Sailor Jerry, teve seu primeiro contato com a tatuagem na adolescência como aprendiz de Thomas Gib em Chicago e aos 19 anos entrou para a marinha onde conheceu a tatuagem do sul da Asia. Ao voltar para a América se estabeleceu em Honolulu no Havaí tatuando principalmente “marines” que partiam para a Segunda Grande Guerra.

Seus desenhos limpos e preciso com cores saturadas s tornaram um símbolos do estilos e Sailor Jerry é hoje o artista mais lembrado do Old School. As caravelas, pinups, garrafas de bebidas faróis e andorinhas criadas por ele ultrapassaram o universo da tatuagem e podem ser vistas hoje em camisas, acessórios e até em marca de Rum.

O estilo foi dominante no mundo da tatuagem do final do Séc XIX até meados do Séc XX até que na década de 50 começou em várias cidades dos Estados Unidos uma campanha em massa para banir as tatuagens, muitos estúdios fecharam suas portas e o Old School caiu em desgraça como um estilo marginal.

No final dos anos Janis Joplin, fez a aproximação o universo da tatuagem com a musica. Sua tatuagem feita pelo artista Lyli Turtle logo fez sucesso junto ao público jovem trazendo uma nova cara para a tatuagem, com desenhos mais elaborados e uma cartela de cores mais ampla. Era realmente o fim da Velha Escola.

A reabilitação do estilo só veio acontecer no começo dos anos 2000 com os reality shows da tv como Miame Ink, a massiva popularização das roupas da marcar como Ed Hardy e a Internet que levou o old aos quatro cantos do mundo. Hoje uma nova geração se dedica com firmeza ao estilo levando a frente as imagens a, a tradição e o espírito da Velha Escola.

Be rude, be Old School!!!




Chales Wagner em seu estúdio no começo do Séc. XX



Cap Colleman e seu estúdio na Virginia.



Set Flash com as famosas andorinhas do Sailor Jerry.



A tatuagem Old é repleta de significados separei aqui cinco dos mais populares desenhos do estilo:

Ancoras - simboliza estabilidade e segurança uma lembrança para o marinheiro se manter sempre na linha.

Andorinhas - reservadas ao marinheiros que ultrapassavam as 5000 milhas náuticas, é um símbolo de boa sorte e retorno garantido para casa.

Águia - significando bravura e honra é um dos símbolos da armada americana.

Rosas - tema muito comum no estilo é o símbolo do amor puro e compassivo.

Sereia - a força feminina capaz de afastar o marinheiro de sua rota.










Sóstenes Carneiro Lopes
Tatuador, Prof de Linguagem Visual  e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário