domingo, 12 de abril de 2015

MOKO a Tradicional Tatuagem Maori



Conta a lenda que um jovem guerreiro de nome Mataora viajou a o mundo místico de Rarohenga para trazer de volta sua amada Niwareka. Depois de muitas dificuldades para chegar ao seu destino Mataora aprende a arte da tatuagem com Uetonga, seu sogro, que aplica uma tattoo facial de nome Moko. Ao retornar com Niwareka a terra dos homens, Mataora ensina a arte do Moko ao povo maori.

Para alguns estudiosos a arte da tattoo na polinésia tem sua origem nas ilhas Fiji , onde supostamente se localizava a lendária Rarohenga e foi trazida a Nova Zelândia através da aventuras marítimas realizadas pelo povo maori.

A tatuagem tradicional maori, ou Moko, é feita com uma espécie de ancinho com uma agulha chamada uhi feita de ossos de albatroz que é percutido com um pequeno martelo aplicando a tinta vegetal na pele. O Moko além da pigmentação apresenta relevo, resultado do corte feito para introduzir o pigmento.

A simbologia do Moko está associado a posição que o individuo ocupa na sociedade. Os desenhos na face aponta a tribo, descendência, profissão, nível social e nome do tatuado narrando toda sua trajetória ancestral. O Moko tradicional só pode ser aplicado em pessoas da etnia maori, no rosto braços e pernas nos homens, e braços e queixo nas mulheres, sendo considerado um ultraje um  Pakeha(branco) utiliza-la.

A arte do Moko foi pela primeira fez mencionado no ocidente através do alemão Abel Tasman (1642) em suas viagens pelo pacifico, mas foi capitão inglês James Cook que trouxe a Europa as primeiras amostras dos desenhos maori, que ele chamou de tatau, devido ao barulho da percussão do ancinho sobre a pele.

Com a popularização das tatuagens tribais nos anos 80, ouve um grande interesse pela tatuagem maori com seus intrincados grafismo como o koro, as espirais duplas ou tripas. Para não desrespeitar a cultura ancestral foi utilizado um estilo de padrões chamado Kirituhi (pintura em carvão) de valor puramente estético para a customização de tatuagem tribal.
Atualmente se costuma chamar qualquer tribal de Maori, foram várias as tribos que desenvolveram a arte da tatuagem, os samoanos, marqueses, o povo de Fiji. Entretando a tatuagem Maori é unicamente aquela produzida pelos indigenas da Nova Zelandia.


Sóstenes Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário